Parada do Orgulho LGBTI+ Rio celebra três décadas de luta, visibilidade e conquistas


Marcha acontece em Copacabana, no dia 23 de novembro, a partir das 11h, e terá Daniela Mercury como atração principal

A cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber, no dia 23 de novembro, a 30ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, uma das maiores manifestações pela diversidade da América Latina. A marcha acontece na Avenida Atlântica (concentração no Posto 5), a partir das 11h, com o tema “30 anos fazendo história: das primeiras lutas pelo direito de existir à construção de futuros sustentáveis”. Mais do que uma celebração, a Parada deste ano marca três décadas de resistência, conquistas e protagonismo da comunidade LGBTI+, reforçando o papel histórico do movimento na defesa de direitos, na promoção da cidadania e na luta contra todas as formas de discriminação.

O tema propõe uma reflexão sobre o passado, presente e futuro do movimento LGBTI+, destacando desde as primeiras marchas realizadas nos anos 1990 — quando falar sobre orientação sexual e identidade de gênero ainda era um tabu — até os avanços conquistados nas últimas décadas, como o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo e o direito à retificação de nome e gênero em cartórios.

A 30ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio será uma grande festa, mas também um espaço de afirmação da identidade, valorização da diversidade, sustentabilidade e promoção do respeito aos direitos fundamentais de cada indivíduo. Além do desfile dos trios elétricos pela Avenida Atlântica, o evento contará com apresentações artísticas, ações de conscientização e campanhas de respeito e inclusão. 

Neste ano, a cantora baiana e ativista da causa LGBTI+ Daniela Mercury, será a atração principal, vindo no trio do Grindr, patrocinador bronze da marcha. O trio também receberá artistas que representam diferentes vivências dentro da comunidade LGTBI+. O espaço contará ainda com as atrações musicais: Aretuza Lovi, Romero Ferro, Traemme, Kako e Eddylene Água Suja; além dos DJs Thales Sabino (disco e tribal), Vini Benincasa + Paranoia (pop e funk em B2B exclusivo) e Clementaum (bate-leque).