Saiba quem faz a Parada do Orgulho LGBTI+ Rio acontecer e colorir a Orla de Copacabana
A Parada do Orgulho LGBTI+ Rio
Considerado o terceiro maior evento da cidade, levando centenas de milhares de pessoas para a orla mais famosa do mundo, a Praia de Copacabana, a Parada é sinônimo de vanguarda e cultura de paz. Fundada em 1995, foi a primeira do Brasil e desde então cumpre papel importante na promoção da igualdade de direitos LGBTI+ e na construção de um ambiente sem discriminação no país, visibilizando também outras temáticas importantes da agenda dos direitos humanos. A Parada do Orgulho LGBTI+ Rio é a soma e o esforço da Comunidade LGBTI+ e de um coletivo de pessoas, ativistas, artistas, aliadas, aliados e mentes criativas.
Sobre o Grupo Arco-Íris
Fundado em maio de 1993, o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ é uma organização não governamental (ONG) com sede na cidade do Rio de Janeiro. A organização desenvolve projetos em áreas como saúde, cultura, educação, defesa e promoção de direitos, esporte e lazer, moda e sustentabilidade, trabalho e renda e empoderamento LGBTI+. Outros destaques são as ações de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais desenvolvidas há décadas.
O Grupo Arco-Íris também fundou a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) e a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexos da América Latina e Caribe. Além disso, é filiado à Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexos e está no conselho executivo da Rede Gay Latino, que defende direitos das pessoas LGBT em escala global, além de ter parceria estratégica em diversas ações com a Aliança Nacional LGBTI+.
Parceiros e patrocinadores
A 30ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio é uma realização do Grupo Arco-Íris e da Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, com cooperação técnica da UERJ. O evento conta com patrocínio diamante do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Programa Rio Sem LGBTIfobia e da Secretaria de Estado de Assistência Social; patrocínio prata da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e patrocínio bronze do Grindr.
A iniciativa também conta com o apoio da Rádio FM O Dia, do Visit Rio e da RioTur, reforçando a importância da união entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil na promoção da diversidade, do respeito e da inclusão.
Serviço
30ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio – “30 anos fazendo história: das primeiras lutas pelo direito de existir à construção de futuros sustentáveis”
Data: 23 de novembro
Horário: concentração a partir das 11h
Local: Posto 5 – Copacabana
